Warning: ob_start() [ref.outcontrol]: output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/primaiz/www/index.php on line 7
Primaiz Sementes
Primaiz Sementes

Sobre a cidade e região


Exibir mapa ampliado

 

Base de nossos negócios
Uberlândia é segunda maior cidade do estado e economicamente é a segunda maior do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas. Possui 634.345 habitantes (IBGE/2009) e uma área total de 4.115,09 km². Sua área urbana corresponde a 135 km², sendo a 16º maior do Brasil em área urbana. Localiza-se no oeste do estado, na região do Triângulo Mineiro. Aliás, este representa 17% do PIB do estado e o principal centro urbano da região, por esse motivo apresenta características de capital regional.

Uma proposta de emancipação do Triângulo Mineiro vem sendo muito discutida no estado de Minas Gerais. O projeto prevê a criação de uma nova unidade federativa que abrangeria 66 municípios da região. Com uma área de 90 545 km² e uma população de cerca de 2 176 060 habitantes, o estado do Triângulo seria um dos estados mais ricos do país.

Este comentário serve para reflexão, pois, caso haja alguma mudança neste sentido, os privilégios cedidos ao município, tem impacto diretamente nas organizações que nele se encontram. Tanto que, adiante descrevemos alguns dados sobre a relevância da economia local:

Potencial de consumo: 0,45% (2009)
Unidades de Trabalho: 21.249 empresas IBGE/2009
IDH - Índice Desenvolvimento Humano: 0,83 elevado

Clima
O clima de Uberlândia é semitropical, que se caracterizava pela alternância de invernos secos e verões chuvosos. A média anual da temperatura é de 23,1°C. Os meses de outubro a março são os mais quentes, tendo uma temperatura média de 24,3°C. Os meses mais frios são junho e julho, com uma média de 20,3°C. no verão, há grande instabilidade, sobretudo de origem frontal Frente Polar Atlântica e instabilidades de Noroeste, que provocam grandes chuvas, concentradas de outubro a março. Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitação anual, que é de 1.622.4 mm.
Todos esses fatores tornam nosso clima local extremamente favorável à produção de sementes e outros cultivares.